Recuperando fita expirada no DPM 2012

No System Center Data Protection Manager (DPM) ao fazer um backup para fita definimos o seu tempo de retenção, que é a data até quando essa fita será considerado “válida” e até quando a fita não poderá ser reescrita.

Após essa data, os backups dessa fita não poderão mais ser recuperados* e caso a fita seja disponibilizada na tape library poderá ser sobrescrita.

*Você até pode recuperar os dados da fita através desse procedimento alternativo, mas os backups serão reconhecidos como sendo de fontes externas ao DPM e nenhum procedimento automático através dele irá funcionar.

O problema é que pode ocorrer a situação onde você fez um backup com uma data de expiração errada ou, por algum motivo, deseja alterar a data de expiração de alguma fita e não há modo de fazer isso pela GUI do DPM.

Pior ainda, você pode ter uma fita importante que está expirada e precisa recuperar seus dados armazenados na mesma, mas eles não estarão disponíveis.

Após muita pesquisa na internet, juntando informações de algumas fontes, consegui montar um script que altera informações no catálogo do DPM sobre a fita expirada, alterando sua data de expiração e tornando a mesma novamente disponível normalmente através da GUI do DPM.

Lembro que esse procedimento NÃO É SUPORTADO pela Microsoft e que deve ser executado por sua conta e risco, pois pode causar algum dano não conhecido a seu servidor DPM.

Só execute essa rotina se tiver certeza do que está fazendo e dos possíveis impactos!

Segue abaixo o script com algumas explicações:

USE DPMDB
GO

UPDATE tbl_MM_ArchiveMedia
SET
DatasetsState = 2,
IsOmidChangeNeeded = 0
FROM dbo.tbl_MM_Media AS Media
INNER JOIN dbo.tbl_MM_ArchiveMedia AS ArchiveMedia ON ArchiveMedia.MediaId = Media.MediaId
WHERE Media.Label = ‘Your_Tape_Label’
UPDATE tbl_MM_PhysicalDataset
SET
LifeStatus = 1,
ExpiryDate = dateadd(yy,1,Dataset.ExpiryDate)
FROM dbo.tbl_MM_Media AS Media INNER JOIN
dbo.tbl_MM_ArchiveMedia AS ArchiveMedia ON ArchiveMedia.MediaId = Media.MediaId
INNER JOIN dbo.tbl_MM_MediaMap AS MediaMap ON MediaMap.MediaId = ArchiveMedia.MediaId
INNER JOIN dbo.tbl_MM_PhysicalDataset AS Dataset ON Dataset.DatasetId = MediaMap.DatasetId
WHERE Media.Label = ‘Your_Tape_Label’

Explicações sobre os campos das tabelas:

–tbl_MM_ArchiveMedia

  • DatasetsState: 2 = not expired/reclaimed, 3 = expired
  • IsOmidChangeNeeded: 0 = NO / 1 = YES

–tbl_MM_PhysicalDataset

  • LifeStatus: 1 = Created, 2 = Expired
  • ExpiryDate = Expiration Date

 

Referência utilizada:

 

Espero que esse script ajude a vocês! Caso tenha alguma sugestão ou observação em relação ao script deixe um comentário!

Esse post foi publicado em Artigos, backup, System Center, Virtual PASS BR. Bookmark o link permanente.

6 respostas para Recuperando fita expirada no DPM 2012

  1. Leandro disse:

    Boa tarde,

    Caro Vladimir, cara estou com esse problema em meu senário já procurei muito obre isso, estou iniciando agora no DPM e de cara já estou com esse alerta poderia me ajudar me informando mais sobre fitas expiradas?

  2. Leandro disse:

    Opa Vladimir, bom dia. Ainda persisto com o problema, eu necessito saber de como eu devino os tempos. Atualmente quero implantar novamente o DPM, queria material tudo sobre..

  3. magalhaesv disse:

    Cara, não sei se entendi a pergunta, mas se for o tempo de expiração, na hora que você define o protection group você informa se será feito em disco e/ou fita e o tempo de expiração (não tenho um console nesse momento).
    A questão é, você tem de alinhar isso a sua política de backups.
    Bem, sobre implantação de DPM eu não sou a melhor pessoa, seria melhor alguém de infra, eu conheço mais a parte dele já relacionado a banco de dados, mas para implantar há vários pontos que você precisa verificar antes.

  4. Tiago Oliveira disse:

    Vladimir,
    Estou iniciando no DPM agora. Instalei, já faço backup do meu file server em disco. Porém, temos uma powervault da dell 114x. Temos 6 Fitas LTO 4. Mas confesso que não sei por onde começar. Fiz um scan no DPM, ele achou a unidade. Porém, a opção “free tapes” em Libraries está com o valor 0. Tenho um volume de dados para armazenamento de 700 gb. Tenho discos de 2 T cara. Mas queria colocar esses backups também em FITAs, mas é essa gerencia de fitas que complica meu entendimento. abraço

Deixe uma resposta

