SQL Server x Data Protection Manager 2012 – The VSS application writer or the VSS provider is in a bad state. (ID 30111) – Situação 2

Estava validando uma de minhas rotinas com powershell para restaurar bancos do System Center Data Protection Manager 2012 no SQL Server e me deparei com a seguinte mensagem de erro.

The VSS application writer or the VSS provider is in a bad state. Either it was already in a bad state or it entered a bad state during the current operation. (ID 30111 Details: VssError:The writer experienced a non-transient error. If the backup process is retried,
the error is likely to reoccur.
(0x800423F4))

A rotina em questão restaura todos os bancos de uma determinada instância, mas o problema ocorria com um único banco de dados.

Logo imaginei se não se tratava da mesma situação que mencionei em um artigo anterior, apesar de estranhar a possibilidade tendo em vista que eu já havia realizado todo o procedimento de correção.

Após alguma análise pude ver que não se tratava do mesmo problema e fui a procura de alguma outra informação que pudesse me ajudar.

Analisando o Event Log de Aplicação da máquina onde os restores são executados, pensando em encontrar algo relativo ao VSS Writer, vi a seguinte mensagem de erro, na hora que o restore falhava e com a fonte sendo o “SQLVDI”:

SQLVDI: Loc=SignalAbort. Desc=Client initiates abort. ErrorCode=(0). Process=7700. Thread=8556. Client. Instance=INSTÂNCIA. VD=Global\{E2192CB7-D6DA-4083-8CC6-99EE905A9298}_SQLVDIMemoryName_0.

Nessa altura já comecei a imaginar que era algo mais complicado, algum problema específico com o SQLVDI, até porque o ErrorCode em questão não ajuda muito (0) e fiquei sem ter um ponto de partida (mas me deu a ideia de fazer um post sobre o SQLVDI que deve sair em breve!)

Após alguma análise da situação e sem encontrar nada comecei a procurar algum detalhe que tivesse passado desapercebido. Foi então nesse momento que vi que o problema era… falta de espaço em disco! O detalhe mais simples e que eu deveria ter observado logo no início.

De qualquer forma, poderia haver um tratamento de erro um pouco melhor com uma mensagem de erro mais clara para esse tipo de situação!

Bem, espero que isso ajude alguém que por acaso esteja na mesma situação!

Esse post foi publicado em Artigos, System Center, Virtual PASS BR. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s