Parâmetros de linha de comando – Case sensitive!

Um post rápido, mas sobre algo que pode economizar alguns minutos nos momentos que você mais precisa!

No SQL Server algumas operações podem ser feitas via linha de comando, seja utilizando utilitários como o SQLCMD, como também em outras operações, como quando você inicia o serviço do SQL Server através de um prompt de comando.

Uma coisa importante nesses comandos é que, como estamos trabalhando em linha de comando, muitos dos parâmetros utilizados são CASE SENSITIVE e nós, agora acostumados a trabalhar sempre com uma GUI, muitas vezes terminamos esquecendo disso.

Um exemplo bem interessante (e no meu ver, algo que poderia/deveria ter sido padronizado pela Microsoft) é o parâmetro s/S, utilizado para especificar o servidor, do utilitário SQLCMD e do serviço do SQL Server quando vamos iniciá-lo via linha de comando.

Com o SQLCMD, para definir a instância a qual vamos conectar utilizamos o -S (maiúsculo!), dessa forma:

SQLCMD -S servidor\instancia -U usuario -P senha

Já para iniciar o serviço do SQL Server via linha de comando, também para especificar a instância, utilizamos o parâmetro -s (minúsculo!), dessa forma:

start sqlservr.exe -m -s INSTANCIA

Então ao trabalhar em linha de comando preste bem atenção aos parâmetros utilizados, pois muitas vezes a mensagem de erro retornado (quando há uma!) não é muito clara!

No caso do comando para iniciar o SQL Server, por exemplo, ele vai ignorar o parâmetro -S (caso você digite em maiúsculas) e vai te apresentar alguma mensagem falando sobre a instância MSSQLSERVER. Se você não prestar atenção que isso remete a uma instância default, pode nem perceber o problema!

Então a dica é, sempre confira o case (maiúscula/minúscula) dos seus parâmetros quando trabalhando com linha de comando, isso pode salvar bastante tempo e evitar problemas!

Esse post foi publicado em Artigos, Virtual PASS BR. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s