System Center Operations Manager 2012 x SQL Server

Faz pouco tempo escrevi um post onde falei de alguns problemas em relação ao uso do System Center Configuration Manager (SCCM) 2012 Reporting Point com o SQL Server.

Hoje me deparei com uma situação semelhante, durante a instalação do System Center Operations Manager (SCOM) 2012.

Assim como no SCCM, na instalação do serviço de relatórios do SCOM é comum encontrar erros na listagem das instâncias de SSRS disponíveis para uso, no caso, as instâncias NÃO são listadas.

Listagem das instâncias do SSRS

Não posso confirmar se o problema é exatamente igual ao que tive com o SCCM, pois o meu ambiente já estava com a “solução” para o problema (instância default do SSRS, etc, como detalhei no post sobre o SCCM), mas aparentemente o problema é o mesmo.

De qualquer forma, há algumas coisas que valem citar aqui. Uma delas é que para realizar a instalação do serviço de relatórios “Reporting Server” do SCOM, você deve instalar o “Management Server” em seu respectivo servidor (provavelmente não será o mesmo do SQL Server) sem solicitar a instalação do “Reporting Server”.

A instalação do componente de relatórios do SCOM deve ser feita iniciando o instalador do SCOM na máquina onde está a instância do SQL Server.

Outro ponto importante é que NÃO devemos instalar o serviço de relatórios do SCOM no mesmo SSRS que esteja sendo utilizado por outro serviço, como o SCCM, pois o mesmo (SCOM) tem um controle de segurança próprio que pode (provavelmente vai) desorganizar toda a parte de permissões do seu SSRS e você pode terminar perdendo todos os relatórios que tinha na instância.

Ai vem um ponto interessante. Devemos então ter uma instância do SSRS separada para o SCOM e, como sabemos, a instância do SQL Server para os serviços do SC 2012 devem estar configuradas com a collation “SQL_Latin1_General_CP1_CI_AS“. Isso não quer dizer que você obrigatoriamente precise de outra instância da database engine!

O que você pode fazer é ter uma outra instância do SSRS, mas hospedar os bancos de dados da mesma na MESMA instância onde hospedou os bancos de dados do SCCM, por exemplo.

Para isso basta que você instale o SSRS sem configurar o serviço e, depois, na hora de criar o banco de dados, selecionar a instância com a collation necessária para hospedar o banco de dados.

Selecionando a instância para o banco de dados do SSRS

Esse post foi publicado em Artigos, Virtual PASS BR. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário