Adicionando o SSRS em uma instância de cluster já existente

No artigo anterior comentei sobre um “problema” que existe quando tentamos instalar o serviço do Reporting Point do System Center Configuration Manager em um servidor com mais de uma instância e/ou sem uma instância padrão do SSRS.

Nesse artigo comentei sobre minha curiosidade sobre a existência de algum método para “enganar” o System Center, para que esse acreditasse já haver uma instância padrão do SSRS no servidor (ainda vou falar sobre essa tentativa no próximo post).

Deixando minha curiosidade de lado, mencionei no artigo passado que realmente precisamos de uma instância padrão do SSRS para instalar o Reporting Point e que poderiam haver situações onde esse requisito pode não ser algo tão “simples”.

Uma delas é quando temos uma instância padrão em cluster, já instalada. Nesse tipo de ambiente, NÃO podemos adicionar o recurso do SSRS. Se você executar o instalador do SQL Server e tentar adicionar o serviço do SSRS há uma instância de cluster já existente receberá a seguinte mensagem durante as validações do servidor:

Failed – The instance selected for installation is already installed and
clustered on computer <name>. To continue, select a different instance to
cluster

instance is already installed and clustered

Sendo assim, imagine a situação onde você dispõe apenas de seu ambiente de cluster disponível para o Reporting Point, onde já possui uma instância padrão com o serviço da database engine instalado, mas não possui o SSRS. O que fazer, já que não pode remover a instância para reinstalar a mesma com o SSRS, devido a parada do serviço (sem contar o retrabalho enorme).

Nesse caso, podemos utilizar uma saída alternativa. Para isso vamos precisar executar a instalação do SQL Server pela linha de comando e utilizar um parâmetro dizendo para o mesmo ignorar a validação da já existência de instância. Nosso comando ficaria dessa forma:

Setup.exe /SkipRules=StandaloneInstall_HasClusteredOrPreparedInstanceCheck /Action=Install

Dessa forma a instalação iniciará com as mesmas telas, mas na tela de erro anterior não haveria nenhuma mensagem de erro e você poderá continuar a instalação normalmente.

Ainda não consegui informações sobre como a Microsoft lida com esse tipo de situação, se a mesma suporta esse tipo de ambiente e/ou se tem como identificar isso.

Obs (adicionado em 21/05/2012): ao realizar a adição do serviço do SSRS, lembre de utilizar uma instalação SLIPSTREAM, ou seja, utilizando uma instalação que já leve em conta os SPs e CUs aplicados a sua instância da database engine.

Caso não o faça ao tentar atualizar a sua instância poderá haver o erro abaixo

Erro ao tentar aplicar atualização

devido ao build da instância estar diferente entre os serviços. Caso isso aconteça, a única possibilidade é remover o serviço do SSRS da instância e posteriormente aplicar a atualização da database engine.

Pelo que eu havia lido deveria ser possível aplicar o patch apenas no serviço do SSRS, mas no meu ambiente isso não foi possível.

Esse post foi publicado em Artigos, Virtual PASS BR. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s