Extended Events – Introdução

Com esse post vou começar a falar de um assunto que tenho muito interesse e sobre o qual ainda não havia escrito aqui no blog, os Extended Events (XEvents), cuja tradução livre seria algo como Eventos estendidos (prefiro usar o termo original).

Se utilizarmos a descrição padrão veremos que os XEvents são um sistema de gerenciamento de eventos. Trazendo para uma linguagem mais do dia a dia, os XEvents são um sistema pelo qual podemos monitorar eventos do SQL Server. Que tipo de eventos? Bem, hoje em dia praticamente qualquer evento que ocorra, apesar que o importante mesmo é a finalidade que você dará para esse monitoramento e não a quantidade. Um ponto bem legal dos XEvents é que eles são muito “leves”, ou seja, consomem muito pouco dos recursos do sistema, além de ter uma estrutura granular bem interessante.

Haviam rumores de uma grande possibilidade dos XEvents substituírem o monitoramento via SQL traces e pela conversa que tive com um funcionário da Microsoft esse ano durante o Teched Brasil acredito ainda mais nessa possibilidade.

Um outro ponto interessante dos XEvents é que podemos relacionar informações capturadas com o mesmo com informações retornadas pelo Sistema Operacional e, em alguns casos, até mesmo com informações retornadas por uma aplicação, utilizando Event Tracing for Windows (ETW).

A idéia básica dos XEvents é utilizar os pontos de controle existentes no código de qualquer aplicação para, nesses momentos, coletar informações importantes para o monitoramento do ambiente.

Bem, esse post foi apenas uma rápida introdução aos XEvents! Nos próximos dias devo publicar mais artigos sobre o assunto que com certeza terá muita importância nas atuais e futuras versões do SQL Server.

Esse post foi publicado em Artigos, Virtual PASS BR, XEvents. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s