Horário de Verão – pode afetar meus servidores de banco de dados?

Na última noite entrou em vigência o Horário Brasileiro de Verão que, como todos sabem, consiste em adiantar os relógios em 1 (uma) hora em determinados estados brasileiros.

Para quem utiliza windows sabe que, de acordo com o fuso horário configurado no sistema, este irá alterar o horário automaticamente durante esse período.

O que algumas pessoas não sabem é que essa configuração pode afetar seus servidores com problemas de autenticação, caso não tenha sido feita corretamente.

Em geral temos todos os servidores da rede configurados com o mesmo fuso, mas imagine que temos o nosso servidor do AD configurado para o fuso horário de Salvador (que esse ano está incluso no horário de verão) e a máquina cliente de um determinado usuário para o fuso horário de Recife. Ao iniciar o horário de verão teremos uma diferença de 1 (uma) hora entre esses servidores.

Além dos possíveis problemas de auditorias, devido a diferença de fuso entre as máquinas, que podem dificultar o rastreio de algum problema na rede podemos enfrentar problemas de autenticação também. Por que isso? Vamos entender o problema.

O AD utiliza um protocolo de rede chamado de Kerberos que precisa que as máquinas clientes que desejam se autenticar com ele tenham o horário sincronizado com o mesmo, aceitando no máximo uma pequena diferença (se não me engano a diferença é de 5 minutos, mas não encontrei a informação exata, além de acreditar que isso seja configurável).

Então, no cenário que citei, como o servidor e os clientes estariam com uma diferença de 1 (uma) hora, caso o usuário tentasse utilizar windows authentication ele não conseguiria, recebendo mensagens do tipo “The clocks on the client and server machines are skewed” (Os relógios dos computadores cliente e servidor estão com horários diferentes).

Em geral não precisamos nos preocupar com isso, pois todas as máquinas na rede são configuradas para seguirem o mesmo fuso horário, mas caso você se depare com esse problema agora já sabe a sua causa.

Para quem quiser entender um pouco mais sobre o assunto, segue um link interessante:

Esse post foi publicado em Artigos, Virtual PASS BR. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Horário de Verão – pode afetar meus servidores de banco de dados?

  1. Flávio Jacinto disse:

    Valeu Vlademir!!
    Interessante o posto.
    Um abraço.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s