Tech Ed 2009 – Dia 01

Primeiro dia de Tech Ed 2009!

Chegamos a UNIP Vergueiro, onde ocorre o evento esse ano e apesar de já estar próximo ao horário do início do evento o credenciamento foi bem tranquilo e rápido.

Depois de falar com algumas pessoas, rever alguns amigos, fomos a General Session, que por sinal foi muito boa!!

Entre os vários tópicos abordados destaco uma visão geral sobre as gerações da computação, saindo do modelo Monolítico da década de 70, passando pelo modelo web da década de 90 até o modelo software + serviços que é visto como o futuro para a Microsoft.

Ficou bem claro a idéia da Microsoft de que a mesma deseja entregar uma plataforma completa, contemplando nuvem, web, desktop, celulares e ambientes corporativos.

Depois tivemos uma visão geral de vários produtos e novidades com uma bela dose de humor com vários funcionários da Microsoft vestidos de policiais ao estilo do BOPE, que no caso era o Batalhão de Otimização da Plataforma Empresarial (foi realmente muito engraçado!!!).

Durante essa visão geral de vários produtos, focando no SQL Server que é minha área, já houveram sinais do foco atual da Microsoft em BI! Falarei mais disso nos próximos posts!

Um outro ponto que achei interessante foi uma pequena discussão feita sobre a produtividade com as ferramentas de escritório (Office), demonstrando que essa estória de que basta uma ferramenta que faça o "básico" resolve o problema da maioria dos usuários é pura conversa. Nos dias de hoje, será que alguém ainda acredita que um funcionário pode fazer um documento "básico" no editor de textos e levar para algum diretor? Acredito que a resposta realmente é não..
Foi feita uma pequena "competição", onde várias pessoas (sim, funcionários da Microsoft) utilizavam cada um um pacote de ferramentas de escritório diferente, tendo todos os mesmos documentos base e missão: formatar um texto, organizar uma planilha e fazer uma apresentação gráfica, em 3 minutos. Foram utilizados o BR Office, Google docs, Office 2007 e a versão beta do Office 2010. Podem até falar que foi um teste imparcial e etc, mas ficou BEM claro o quanto o office 2007 e o office 2010 são mais práticos e funcionais, sem contar que em breve teremos ferramentas do office online também.

Outro ponto legal da general session foi sobre o BING. Novamente tocaram no ponto que o BING NÃO é uma ferramenta de pesquisa e sim uma ferramenta de tomada de decisão. Quer ver a diferença? Faça uma pesquisa sobre um carro qualquer no BING e também no google, você verá a diferença!

Depois de algumas apresentações com várias novidades, onde destaco o windows 7, foi feita a premiação do concurso WIN THE 7, feita nas categorias profissionais e estudantes. O vencedor de cada categoria ganhou uma viagem para os EUA para conversar com o time de desenvolvimento do produto, e todos os finalistas ganharam um XBOX.

Os prêmios foram entregues por Michel Levy, presidente da Microsoft Brasil, que entre outras coisas, falou sobre os 20 anos da Microsoft no Brasil, a expansão da empresa pelo país, os MICs, centros regionais (como o centro Nordeste em Recife). Falando da Microsoft mundialmente, foi mostrado que a Microsoft é a empresa de TI que mais investe em Pesquisa & Desenvolvimento, tendo investido % 9.5B no ano passado, muito na frente dos demais concorrentes!

Após a general session, tivemos uma parada para almoço para então termos as primeiras palestras. Comecei com uma palestra básica, feita pelo Felipe Pimenta e o Daniel Camillo, sobre as ferramentas de BI da Microsoft, meio que uma visão geral, foi bom para dar uma revisada.
Em seguida uma palestra sobre auditoria avançada, com o Pericles Rocha, que na verdade foi mais uma palestra sobre segurança com um pouco de auditoria. Não gostei muito, talvez porquê esperava ver alguns detalhes realmente avançados de auditoria, mas bem, fica para a próxima.
Por fim, a aguardada palestra sobre SSIS com o Luciano Caixeta (Luti) e o Gustavo Gatass. A palestra foi muito boa, demostrando diversos cenários de uso do SSIS, pena que o tempo foi curto.

Todas as palestras tiveram sorteios, bolsas do technet, apontadores laser do sql server 2008 e umas "bolas energéticas" do SQL Server 2008 (símbolo do produto). Eu para manter a tradição não ganhei nada, hehehe.

Foi assim o primeiro dia, as fotos em posto assim que der tempo, além do vídeo do BOPE!!

Esse post foi publicado em Eventos. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s