Projeto de Banco de Dados – Parte III

No último artigo da série, falei sobre como fazer a fase inicial do projeto de banco de dados utilizando o chamado "Modelo Descritivo".

Hoje vou falar sobre uma outra, e mais atual, abordagem para iniciar o projeto de um banco de dados.

Conhecida como Análise de Requisitos, esta é uma parte da Engenharia de Software.

A idéia aqui é um pouco diferente do Modelo Conceitual, pois este serve apenas para dar uma idéia geral do modelo de banco de dados. Já a Análise de Requisitos visa, segundo a wikipedia, "o estudo das características que o sistema deverá ter para atender às necessidades e expectativas do cliente", ou seja, tem por objetivo demonstrar o que o sistema (e não apenas o banco de dados) deve fazer para atender ao cliente.

Alguém pode estar se perguntando qual a relação disso com o projeto de banco de dados?! Ora, o banco de dados serve para representar as necessidades do sistema, que representa as necessidades do cliente, então ao fazer aquilo que está previsto na análise de requisitos atenderá plenamente ao projeto de banco de dados.

A análise de requisitos visa demonstrar todos os requisitos que o sistema deve atender de uma forma bem simples, através de um diagrama de casos de uso, onde são representados os atores, as entidades (humanas ou não) envolvidas naquele "requisito" que o sistema deve atender, através de "bonequos", e o caso de uso em si, representado por uma elipse com o nome do caso de uso.

Além do diagrama, um caso de uso é composto por uma descrição, onde cada passo, em sequência, deve ser descrito.

Por exemplo, um caso de uso chamado "Cadastro de Cliente" poderia ter o seguinte fluxo:

1) Ator inicia o cadastro de cliente clicando em "Cadstro de Cliente"
2) O sistema exibe a tela de cadastro de clientes
3) Ator fornece as informações e clica em "Salvar"
4) O sistema exibe a confirmação do cadastro. Fim do caso de uso.

Resumindo, o diagrama de casos de uso tenta demonstrar de uma forma bem detalhada o que o sistema deve realizar em cada situação possível no mesmo.

Voltando ao projeto de banco de dados, como este poderia nos ajudar? Veja o passo 2, onde é citado que o sistema exibe a tela do cadastro de clientes. Neste passo poderiam ser feitas anotações sobre que informações o sistema deveria possibilitar no cadastro.
Veja ainda o passo 4. Não foram tratados aqui os caminhos alternativos, mas poderia ser detalhado que, caso não seja informado o CPF, o sistema deve recusar o cadastro. Ou seja, estamos informando os atributos obrigatórios.

Aqui fiz apenas uma breve explicação da análise de requisitos, mas para aqueles que desejam projetar bancos de dados, é uma disciplina obrigatório e que irá ajudar muito no seu trabalho.

Esse post foi publicado em Não categorizado. Bookmark o link permanente.

2 respostas para Projeto de Banco de Dados – Parte III

  1. Heberton disse:

    Olá Vladimir,Realmente é uma disciplina obrigatória em Banco de Dados, estou pagando ela nesse semestre.Um ponto importante que gostaria de salientar é a questão de recusar o CPF caso não seja informado, claro que é um dos exemplos que você poderia citar, mas isso é o que chamamos de tipos de requisitos que é dividida em duas categorias, na qual esta no escopo da analise de requisitos:Funcionais que engloba o que o sistema irá fazer, funcionalidades do sistema.Não-Funcionais onde colocaremos as restrições, condições, consistência, violações sobre os requisitos funcionais.Em fim, muito boa essa postagem em seu blog Vladimir, muito bom mesmo e pode ter certeza que Engenharia de Software é uma ótima disciplina.

  2. Vladimir Michel disse:

    Pois é Heberton, há muitos outros pontos a serem levantadados. Tipos de requisitos (funcionais e não funcionais), caminhos alternativos, etc. Não entrei muito nos detalhes senão teria que fazer uma série de artigos separada apenas para análise de requisitos, mas como você falou, é algo realmente importante para qualquer profissional da área, em especial para quem deseja trabalhar com banco de dados.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s