Microsoft Pé na Estrada 2008 – Tech

Estive em Recife na última terça-feira, dia 06 de Maio para o Microsoft Pé na Estrada 5, que nesse ano foi um evento "Tech", ou seja, teve um conteúdo técnico e não apenas comercial como nos anos anteriores.
Não que o evento tenha sido um "mar" de conteúdo técnico, que você iria lá para aprender, mas foi um bom momento para conhecer algumas novidades, tendências e, como todo evento desse tipo, fazer contatos.
 
O evento tinha duas salas para palestras, sendo 2 palestras pela manhã e 2 pela tarde.
Pela manhã uma das salas tinha 2 palestras sobre "Desvendando os mitos do windows vista", para a qual eu não fui, até porque já uso o SO faz algum tempo.
 
Na minha sala, vi primeiro uma palestra sobre "Soluções de Inteligência de Negócios – BI", que é exatamente meu próximo tema de estudos. Nessa palestra, foi comentado o quanto as empresas podem ganhar com o uso de soluções de BI e o quanto tais tecnologias ainda são poucos utilizadas, onde muita gente utiliza apenas o Excel (até mesmo como Banco de Dados) e pensa estar utilizando uma robusta solução de BI. Vale lembrar que o SGBD da Microsoft, SQL Server, além da Engine de Banco de Dados, entre outras coisas, já vem com ferramentas para BI integradas, como o Analysis Services e o Reporting Services, além de uma ferramenta de ETL (Extract, Transform, Load) para ajudar no processo que é o Integration Services. Outro ponto importante sobre o assunto é o fato da facilidade de integração entre Office x SQL Server, principalmente com o Office 2007 e ainda mais quando sair a versão 2008 do SQL Server.
 
Já a segunda palestra foi sobre "Conheça o novo Visual Studio 2008 e .Net 3.5". Bem, o VS não é lá algo que eu domine, mas conheço um pouco, e ficou mais que claro o quanto essa ferramenta melhorada, destacando-se o fato de termos agora um Visual Studio Team System ainda mais completo, inclusive com ferramentas para gerenciar o processo de desenvolvimento de bancos de dados, com o Visual Studio Team System for Database Developers, além de muitas outras melhorias, das quais eu destaco o LINQ, que permite que os desenvolvedores possam trabalhar com consultas ao banco de dados de uma maneira mais "natural" para eles, como se estivessem trabalhando com classes e objetos, sem a necessidade de conhecerem a linguagem SQL, ou pelo menos não a fundo, apesar de eu sempre recomendar conhecer SQL.
 
A tarde, uma das salas tinha 2 palestras sobre "Soluções de infra-estrutura avançada com Windows Server 2008 e Segurança", não fui a essa palestra, na verdade fui só ao final da segunda parte, já que a palestra que fui ver acabou antes e, aparentemente, foi a palestra mais técnica do evento, onde foram mostrados alguns dos novos recursos do Windows Server 2008 que parecem estar agradando bastante ao pessoal da área de redes.
 
Já na minha sala houveram duas palestras sobre temas diferentes. A primeira sobre "Solução de Gerenciamento de Contatos – CRM", onde foi apresentado o BCM (Business Contact Manager), um "add-on" da Microsoft para o Outlook, que seria uma espécia de ferramenta de CRM mais compacta, para quem ainda está iniciando em CRM e não deseja implementar uma solução como o Dynamics, também da Microsoft. Eu pessoalmente não conhecia o BCM e achei a ferramenta em interessante e prática, permitindo iniciar um processo de gerenciamento de relacionamento com o cliente sem muita complicação e quase sem necessidade de conhecimento técnico.
 
Já a segunda palestra foi sobre "Otimização de infra-estrutura", ou apenas IO (Infrastructure Optimization). Para mim também era um tema novo, mostrando como a Microsoft analisa a "maturidade" da infra estrutura de uma organização em diferentes níveis e como auxiliar as empresas a melhorar seu nível de otimização e passar a serem pró-ativas no seu gerenciamento de seus serviços de TI.
 

penaestrada5

Esse post foi publicado em Palestras. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s